Características do malte e as suas variações
Você já deve ter ouvido dizer que o malte é um ingrediente muito importante para a fabricação da cerveja, já que ele é responsável pela cor e densidade da bebida.
Além disso, o malte também atua diretamente na composição do aroma e do sabor da cerveja no momento do processo de fabricação.
Para que o malte seja feito, é preciso que grãos como a cevada, o amido, o milho, o arroz, o trigo, a aveia, o centeio ou o sorgo passem pelo processo da maltagem que é composto por uma imersão em água, pela germinação e por último a secagem do grão.
O grão mais utilizado nesse tipo de processo da cerveja é a cevada, entretanto, o sorgo tem sido muito usado para produzir a versão da bebida sem o glúten, indicada para pessoas alérgicas.
Através da maltagem, os grãos usados nela produzem enzimas que fazem o amido se tornar açucares fermentáveis. A cevada deve ser moída, descascada e dividida em pedaços. A casca dos grãos pode ser reaproveitada para que sejam usadas como filtro natural de lavagem da separação dos resíduos insolúveis do mosto e dos grãos durante a etapa da brasagem.
Para produções pequenas ou em menores escalas, é mais interessante para o cervejeiro utilizar o extrato de malte. Esse tipo de extrato é feito do mosto concentrado do malte moído e misturado com lúpulo e enzimas.
A vantagem de utilizar o extrato de malte é que as etapas de moagem, mosturação e separação do bagaço podem ser puladas, o que traz muita economia de dinheiro e tempo. No entanto, a qualidade das cervejas pode decair e a quantidade fabricada é bem menor.

Como obter variedades do mate?
Para que a variedade do malte seja obtida, trazendo diferentes cores, sabores e densidades nas cervejas, é preciso que variados tempos e temperaturas sejam usados durante o processo de fabricação da bebida.
Apesar disso, a quantidade de malte usada na produção da cerveja não varia pois existe uma porção fixa de 200 gramas do grão, para um litro de água.
Além de tudo, o malte pode ser dividido em dois grande grupos: os maltes base e os maltes especiais.
Quais são as classificações do malte?
Como dito antes, existem dois grandes grupos de malte dos quais são usados para classificar cada um dos tipos existentes desse grão.
Os maltes base são conhecidos por possuir um potencial enzimático e de extrato bem maior. Dentro desse grupo existem o château pilsen, o château peated defumado, o château vienna e o château pale ale, sendo que cada um deles possui suas características.
- Château Pilsen: é um malte claro usado para produzir cervejas do tipo pilsen;
- Château Peated defumado: é um tipo de malte pilsen que no final da maltagem é defumado;
- Château Vienna: esse tipo de malte possui um sabor mais forte, além de adicionar o aroma de caramelo e uma cor dourada à cerveja;
- Château Pale Ale: também adiciona cor dourada à cerveja, porém, quando combinado com pilsen, ele traz um sabor muito mais marcante para a bebida.
Já no caso dos maltes especiais, eles são responsáveis por contribuir com características e quase não possuem nenhum potencial enzimático.
Os maltes mais conhecidos que fazem parte desse grupo são os caramelos, dos quais deixam a cerveja mais doce e os torrados, que dão aroma de café para a bebida.
Além disso, o château munich light, o château munich, o château melano light, o château melano, o château cara, château abbey, château chocolat e o château special B também fazem parte desse grupo.
- Château Munich Light: responsável por promover uma espuma estável na bebida;
- Château Munich: Traz um aspecto dourado alaranjado para a cerveja, além de manter a espuma estável;
- Château Melano Light: deixa a cerveja avermelhada;
- Château Melano: mantém a cerveja estável e com um sabor intenso de malte;
- Château Cara: promove um sabor de caramelo e aroma de toffee para a bebida, além da cor dourada. Esse malte tem variações como o blond, o ruby e o gold;
- Château Abbey: esse tipo de malte proporciona um sabor forte de frutas e nozes e é levemente amargo;
- Château Chocolat: apesar do nome, esse malte proporciona um sabor torrado de nozes para a bebida e é responsável pela coloração castanha à cerveja;
- Château Special B: traz uma coloração variada entre o vermelho e o castanho escuro para a cerveja.
Agora que você já conhece todas as variações do malte, ficou mais fácil descobrir qual deles é usado na composição da sua cerveja favorita!