-->

Cervejas do tipo Barley Wine



Você já ouviu falar nas cervejas Barley Wine? Elas nada mais são do que cervejas que lembram os aspectos do vinho. Isso mesmo, uma bebida que traz lembranças de outra completamente diferente!

A origem dessa cerveja é um tanto quanto incomum, bora conhecer?

No século 18, o Reino Unido sofreu uma invasão pela Normandia, o que acarretou na mistura da cerveja inglesa com os vinhos franceses que eram muito consumidos pelo povo normandiense.

Para conseguir competir no mercado com o vinho, que era uma bebida altamente consumida e já possuía seus fiéis clientes, principalmente as pessoas da realeza, a Inglaterra criou uma cerveja licorosa e frutada, da qual contava com um longo processo de envelhecimento em barril.

Ao longo do tempo, essa cerveja inglesa já recebeu diversos nomes, como: cerveja de outubro, Dorchester e vinho do malte. No entanto, o nome Barley Wine (que significa vinho de cevada) se popularizou com grande facilidade.

Porém, os custos para produzir as cervejas eram extremamente alto, principalmente por conta dos barris utilizados no processo de envelhecimento da bebida, o que fazia com que apenas as famílias inglesas mais ricas conseguissem produzi-la.

O processo de envelhecimento da Barley Wine era muito importante para trazer os diferenciais da bebida como o aroma e o sabor frutado que ela possuía, e ele poderia durar meses ou até mesmo anos.

Características da Barley Wine

Para que pudesse competir com os vinhos, a Barley Wine não poderia ser uma cerveja comum, inclusive se tratando do seu nível alcoólico e, por conta disso, elas eram produzidas com 8% a 12% de álcool.

Algumas das características mais marcantes dessa cerveja são o seu amargor e o seu aroma, que são marcas registradas da bebida por serem tão marcantes quanto o do vinho.

Por ser fabricada com maltes claros, açucares e passar por um longo processo de fervura na caldeira, a Barley Wine possuía uma coloração mais escura, com uma tonalidade âmbar.

Seu aroma frutado é remetente ao caramelo, frutas cristalizadas, rapadura e toffee, que é um resultado de seu mosto forte e espesso.

Por conta de seu elevado teor alcoólico, a Barley Wine possui um amargor bem elevado, lembrando as características de uma cerveja do tipo Bock.

O Barley Wine é um estilo de cerveja, o que resulta no encontro dos mais diversos rótulos cervejeiros que produzem esse tipo de cerveja, o que resulta na mudança algumas características secundárias para torná-las únicas.

Apesar do seu amargor e teor alcoólico, a Barley Wine é uma cerveja indicada para quem aprecia vinhos ou cervejas mais licorosas.

A melhor opção é harmonizá-la com sobremesas no estilo inglês como o trifle, a banoffee pie ou a bakewell tart. Ela também vai muito bem com carnes mais gordurosas e de sabor mais intenso.