Qual o processo de fermentação da cerveja?
Todo bom amante de cerveja sabe que ela é uma bebida fermentada, certo? Mas você conhece qual é o seu processo de fermentação?
Acontece que essa etapa na produção da cerveja é extremamente importante para que ela surja da forma que conhecemos e tanto gostamos.
O processo de fermentação da cerveja é uma prática que já vem de muitos anos, desde os povos primitivos, nos primeiros anos em que a bebida começou a ser consumida.
Com o tempo os cervejeiros foram se adaptando e incrementando na produção formas de deixar a cerveja ainda mais saborosa.
O que envolve a fermentação da cerveja?
Para que o processo de fermentação seja concluído é preciso que diferentes etapas sejam realizadas na produção da cerveja.
No total, são três etapas que a cerveja passa para que a sua fermentação esteja completa:
- Inoculação da levedura: essa etapa consiste na adição da levedura no mosto.
- Aeração do mosto: essa etapa é referente á introdução do oxigênio no mosto para auxiliar na multiplicação da levedura que foi adicionada na fase anterior.
- Controle de temperatura: essa fase é tão importante quanto as outras. Isso porque quando a temperatura está muito baixa, não há fermentação e quando ela está muito alta, os subprodutos indesejados (que são fatores que interferem no sabor e no teor alcoólico da bebida) surgem.
- Fase de adaptação: essa fase ocorre logo após o processo de inoculação da levedura. Para que essa etapa seja finalizada, leva em torno de 15 horas.
- Fase de crescimento: nesta fase é quando a adaptação dos açucares fermentáveis do mosto e a obtenção do álcool realmente ocorrem.
- Fase estacionária: está é a última fase da fermentação. Neste momento as leveduras já terminaram quase todo o seu papel no processo de finalização da cerveja. No entanto, ainda não terminou!
Esse processo deve ser feito da forma e na quantidade correta para que a fermentação seja garantida, além de evitar problemas como desenvolvimento de bactérias na bebida.
O processo de aeração assegurará que a fermentação seja realmente realizada.

Quais são as fases de fermentação da cerveja?
O processo de fermentação da cerveja é longo e complicado, no entanto, ele é extremamente importante para nossa querida bebida.
Além do processo que transforma açucares em álcool e CO2 existem outras três fases para que a fermentação seja realizada.
Nesta fase as leveduras já se preparam para a fermentação, no entanto, a adaptação só serve para aquelas que já estão em condição de mosto, onde ocorre a absorção de oxigênio, minerais e aminoácidos.
Essa etapa é a primeira fermentação e pode ser definida como a fase em que as leveduras se reproduzem.
O tempo dessa fermentação varia entre 2 e 10 dias, dependendo do tipo de cerveja que está sendo produzida.
Durante o período da fermentação são gerados e produzidos muitos compostos que ainda não foram absorvidos pela bebida.
Com isso, o último estágio é alcançado, que é a consistência.
Essa fase tem duração de 3 á 10 dias e neste período deve-se observar e controlar a diminuição e estabilização da densidade original, acelerando e conquistando o processo de limpeza do mosto.
A fermentação da cerveja pode variar?
Sim! O processo de fermentação da bebida vai mudar de acordo com o tipo de cerveja que está sendo produzida no momento.
Isso porque cada uma delas recebe suas características marcantes a partir da etapa em que ela é fermentada, variando o seu sabor e densidade.
A lager, por exemplo, tem uma fermentação lenta, o que gera sabores mais limpos e uma bela harmonização com pratos leves. Já a Ale passa por um processo rápido de fermentação, deixando a bebida com sabor mais acentuado, sendo muito bem vindas para acompanhar carnes fortes.
Interessante né? Acontece que existem vários fatores que influenciam na cerveja que bebemos hoje! Quer conhecer mais sobre eles? Temos um post falando sobre isso, basta clicar aqui!